quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Envenenamento por chocolate

Hoje foi um dos dias em que o Spike nos fez mais uma surpresa. Saímos agora no final da tarde e retornamos em pouco mais de uma hora. Ao nos depararmos com uma caixa de bombons rasgada no meio da sala ficamos preocupados, pois ela tinha sido aberta na tarde e havíamos comido apenas 3 bombons. Resultado: a criança comeu todo o resto, não deixando evidência alguma do crime, exceto a própria caixa. Isso mesmo, ele comeu bombom com plástico e tudo.

Até bem pouco tempo atrás não estaríamos preocupados se não fosse um artigo que tínhamos lido a poucas semanas, onde alertava para o risco de morte em caso de envenenamento por chocolate (sim, é sério e pode realmente ocorrer). Prontamente contatamos nossa veterinária de confiança que nos acalmou um pouco mais, pedindo para ficarmos atentos a qualquer sintoma e aí sim ligar para ela. Usamos a recomendação da salmoura para induzir o vômito, porém não surtiu efeito.

Nossa parcial tranquilidade se deu após este contato com a veterinária e por ele não estar apresentando nenhum sintoma ainda. Outro fator foi constatarmos que a quantidade e o tipo de chocolate que ele comeu teoricamente deixa ele fora do risco de morte.

PS: Para quem estiver interessado neste assunto e consultar uma tabela valiosíssima e interativa (em inglês) elaborada pela National Geographic, aí vai o link: http://ngm.nationalgeographic.com/2007/10/pets/chocolate-chart-interactive.

No mais, agora é monitora-lo por 24 horas e qualquer sintoma ir correndo para o veterinário (noite de plantão forçada).

Boa sorte para nós e espero retornar aqui em um outro dia com mais alguma história de proeza dele ou um bom passeio.

8 comentários:

  1. Vamos torcer para que nada de mal ocorra e que não passe de mais uma aventura do Spike!!! Mas se a veterinária já os acalmou... Agora é só aguardar e rir mais tarde!!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal, realmente ela estava certa. Não tivemos nenhum problema maior. Ele até acabou vomitando alguns bombons na sexta-feira, mas está comendo e fazendo suas necessidades normalmente. O problema é que ainda faltam alguns 15 bombons pelo que contamos que tinha na caixa hahahah. Brincadeiras a parte, apesar de calmos estamos atentos para os próximos dias. Obrigado pela mensagem e abraços para vocês e a Luna.

      Excluir
  2. Boa tarde! Ganhei um filhote de aniversário! E confesso que minha dúvida era exatamente a que li neste blog! Todavia, fora extremamente útil! Todas as dicas, conselhos e afins! Queria agradecer o casal pelo blog e afirmar, realmente este bichinho nos deixa "bobo".
    Moro em um apartamento sozinho, e em 1 dos 3 quartos, fiz o quarto dele! Enfim, espero que o Astor se acostume com o novo lar!

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo. Que legal ler a tua mensagem e saber que você também é mais um dos "bobos" agraciados com estes grandes corações. Dá trabalho, como já falamos em outras ocasiões, mas nos dá mais sentido ainda ao dia a dia. Sorte para essa amizade eterna.

      Excluir
  3. Estou pensando em ter um golden em meu apartamento. Como funciona quando vocês querem sair a noite ir para um restaurante... ele fica numa boa em casa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,
      É super tranquilo... saímos e ele já está bem acostumado com a situação. Só da trabalho quando é filhote, pois ele adora travessuras. No nosso caso perdemos alguns objetos mordidos, mas hoje em dia é muito tranquilo mesmo. Pode ir sem medo :-)

      Excluir
  4. Olá!
    adorei o blog!
    há 1 mes atras comprei um golden, a Shakira.
    Tambem moro em apto, por sinal mt parecido com o de vcs e fico o dia todo fora de casa.
    Vcs tiraram todas as minhas duvidas e receios.
    Lendo os posts eu ria sozinha aqui, pois a Shakira tem as mesmas manias, e ja fez quase os mesmos estragos em apenas UM MES... heheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Confesso que fiquei com saudade dessa fase que você está passando atualmente. Aproveite cada semana, cada dia, pois eles crescem muito rápido e depois só ficará a lembrança das travessuras. Hoje o Spike está muito mais tranquilo e praticamente não nos causa mais problema algum. Claro que continua um palhação que rouba um chinelo ou sapato e vem trazer na nossa frente para mostrar que está com algo nosso, mas é só pra chamar a atenção e não destrói mais.
      Sorte para vocês e obrigado pela msg!

      Excluir